A Volkswagen anunciou a integração do ChatGPT da OpenAI em seus veículos a partir do segundo trimestre de 2024. O chatbot estará disponível em toda a linha da VW, incluindo modelos como Tiguan, Passat e Golf, além da família ID de veículos elétricos. A novidade chegará primeiro à Europa, com planos em consideração para clientes nos EUA.
O ChatGPT será utilizado para aprimorar o assistente de voz IDA nos carros da VW, permitindo uma comunicação mais naturalista entre o veículo e o motorista. Os proprietários poderão usar o assistente de voz superpotente para controlar funções básicas, como aquecimento e ar-condicionado, ou para responder a “perguntas de conhecimento geral”.

A VW conseguiu integrar o ChatGPT em seus carros graças à Cerence, uma empresa de software terceirizada que faz integrações de ChatGPT de “grau automotivo”. O software Cerence Chat Pro da empresa aprimorará o assistente de voz da VW para que ele possa “fornecer respostas relevantes para quase todas as consultas imagináveis”.
Apesar de ser um dos maiores fabricantes de automóveis do mundo, a VW teve um 2023 desafiador, com crescimento de vendas decepcionante, falhas de software e demissões. A adoção do ChatGPT parece ser uma estratégia para impulsionar a empresa, aproveitando o hype da IA para adicionar um brilho de inovação tecnológica.
Este artigo foi baseado em informações do site The Verge.
Nayron Divino Toledo Malheiros
Mestre em Direito Constitucional Econômico, Professor de Direito, autor do livro “Inteligência Artificial e Direito: Veículos Autônomos: responsabilidade civil, impactos econômicos e desafios regulatórios no Brasil”
Como citar esse texto:
MALHEIROS, Nayron D. T. 2024. Volkswagen adota ChatGPT para Assistente de Voz em Veículos. Disponível em: volkswagen-adota-chatgpt-para-assistente-de-voz-em-veiculos
Imagem – Criada pela Dall-E
