Google firma acordo em processo sobre violação de privacidade de consumidores

1–2 minutos

O gigante da tecnologia Google, subsidiária da Alphabet, concordou em encerrar um processo judicial que o acusava de monitorar secretamente a atividade online de milhões de usuários. Estes usuários, acreditando estarem protegidos pelo anonimato em modos de navegação privada, foram surpreendidos pelas alegações de rastreamento oculto.

O processo, iniciado em 2020, buscava indenizações no valor de pelo menos 5 bilhões de dólares. Os demandantes alegaram que o Google coletava dados sobre suas atividades online, mesmo quando utilizavam modos de navegação privados, como o modo “incógnito” no navegador Chrome. Isso, segundo eles, permitiu ao Google acumular uma vasta quantidade de informações pessoais, variando de detalhes sobre amigos e hobbies a preferências de consumo e buscas online sensíveis.

A decisão, anunciada pela juíza distrital Yvonne Gonzalez Rogers em Oakland, Califórnia, suspende um julgamento que estava agendado para 5 de fevereiro de 2024. Este desfecho segue o anúncio de um acordo preliminar entre os advogados do Google e os representantes dos consumidores. Detalhes específicos do acordo não foram divulgados, mas espera-se a apresentação de um acordo formal ao tribunal até 24 de fevereiro de 2024.

Em agosto, a juíza Rogers havia rejeitado uma oferta inicial do Google para resolver o caso. Ela questionou se a empresa tinha feito uma promessa legal de não coletar dados no modo privado. A ação legal abrangeu milhões de usuários desde junho de 2016, pedindo compensações por violações das leis de privacidade da Califórnia e leis federais de escuta telefônica.

O caso, conhecido como Brown e outros contra Google LLC, destaca a contínua tensão entre privacidade do usuário e práticas de coleta de dados pelas grandes empresas de tecnologia.

Com informações de G1



Nayron Divino Toledo Malheiros

Mestre em Direito Constitucional Econômico, Professor de Direito, autor do livro “Inteligência Artificial e Direito: Veículos Autônomos: responsabilidade civil, impactos econômicos e desafios regulatórios no Brasil”


Como citar esse texto:
MALHEIROS, Nayron D. T.  2023. Google firma acordo em processo sobre violação de privacidade de consumidores. Disponível em: https://iaconsumers.com/2023/12/29/google-firma-acordo-em-processo-sobre-violacao-de-privacidade-de-consumidores/

Deixe um comentário