Luciano Huck e Galvão Bueno denunciam uso indevido de suas imagens e vozes em plataformas digitais

2–3 minutos

Os renomados apresentadores Luciano Huck e Galvão Bueno estão atualmente lidando com problemas relacionados ao uso indevido de suas imagens e vozes, gerando controvérsias e levando ambos a denunciarem publicamente tais fatos.


De acordo com informações veiculadas pela Veja, Galvão Bueno expressou sua indignação diante do emprego de sua voz em um vídeo manipulado por inteligência artificial no TikTok. O jornalista criticou veementemente a montagem que tratava da possível punição da Fifa à CBF e aos times brasileiros. Bueno negou categoricamente a autenticidade da voz utilizada na gravação, destacando que jamais teria proferido tais declarações.

(Imagem: Reprodução – Globo / Montagem – RD1) 

Vale ressaltar que, segundo a fonte da notícia (Veja), o narrador esportivo havia previamente firmado uma parceria com o TikTok em 2022, autorizando o uso de sua voz por meio de IA na plataforma.


No caso de Luciano Huck, conforme relatos da Veja em outra matéria, o apresentador indicou sua intenção de processar a rede social X, antigo Twitter. Isso ocorre após a disseminação de uma imagem fraudulenta que o retrata vestido como um presidiário.

“É inacreditável mas o X, o novo Twitter, perdeu o controle da sua própria plataforma. Há semanas estamos denunciando e pedindo apoio da empresa aos ataques de fake news e clickbaits que estamos sofrendo e nada acontece”

Luciano Huck

Em uma publicação datada de 22 de novembro, Huck desmentiu a montagem, alertando sobre o golpe e solicitando à plataforma X/Twitter empenho no combate a essas situações. O apresentador da Globo expressou frustração com a suposta perda de controle da plataforma sobre seu conteúdo e destacou a necessidade de buscar a Justiça diante da disseminação de fake news.

Ambos os casos evidenciam os desafios enfrentados por personalidades públicas no contexto da utilização indevida de suas imagens e vozes, ressaltando a relevância do controle e da responsabilidade no âmbito das plataformas digitais.


Nayron Divino Toledo Malheiros

Mestre em Direito Constitucional Econômico, Professor de Direito, autor do livro “Inteligência Artificial e Direito: Veículos Autônomos: responsabilidade civil, impactos econômicos e desafios regulatórios no Brasil”


Como citar esse texto:
MALHEIROS, Nayron D. T. Luciano Huck e Galvão Bueno denunciam uso indevido de suas imagens e vozes em plataformas digitais. IA Consumers, 2023. Disponível em: https://iaconsumers.com/2023/12/06/luciano-huck-e-galvao-bueno-denunciam-uso-indevido-de-suas-imagens-e-vozes-em-plataformas-digitais/

Deixe um comentário