Fraudes com deepfakes crescem 3.000% em 2023

Conforme relatório realizado pela empresa Onfido, em 2023 as fraudes envolvendo a manipulação de rostos por meio de Inteligência Artificial (IA) conhecidas por Deepfakes, cresceram 31 vezes, ou seja 3.000%) neste ano em comparação ao dados registrados de 2022.

Um ponto que chama a atenção no relatório é de que o aumento no caso de golpes acompanhou o lançamento do ChatGPT em novembro de 2022, bem como a distribuição de outras ferramentas de IA generativa.

Criminosos cibernéticos estão usando IA para atividades fraudulentas, como falsificação de documentos, acesso a câmeras de segurança e quebra de proteção biométrica. A fraude inclui roubo de identidade e uso de modelos digitais para se passar por outras pessoas, incluindo celebridades.

Ainda de acordo com o relatório, o horário com maior atividade fraudulenta é em torno das 5h UTC, independentemente da localização geográfica. Este período é identificado como “a hora da fraude” devido ao aumento da atividade fraudulenta nesse intervalo de tempo.

Leia mais detalhes do relatório neste link.

Deixe um comentário